Um dos maiores benefícios do Marketing Digital é o de fornecer as métricas que podem ser importantes para o seu negócio, nomeadamente visualizações, cliques, partilhas e tempo na página.
A publicidade tradicional, embora seja muito útil, é muito limitada no fornecimento de métricas.
Desempenho do conteúdo e geração de leads
Se, por exemplo, publicarmos um flyer e o mesmo for colocado nas caixas de correio, o flyer constitui uma forma de conteúdo offline. A questão que se põe, é que ninguém faz ideia do número de pessoas que leram o folheto ou que, simplesmente, atiraram o folheto para o caixote do lixo.
Se, por outro lado, criarmos o mesmo flyer e o publicarmos online, poderemos saber exatamente quantas pessoas visualizaram a página onde foi publicado o flyer e poderemos recolher dados detalhados de quem fez o download, usando para o efeito formulários específicos. Para além de se saber quantas pessoas se conectaram ao seu flyer/conteúdo, estará também a gerar leads (captar potenciais clientes) quando as pessoas descarregam a página.
** Modelo de Atribuição **
Ao combinar uma estratégia de marketing eficaz com as ferramentas e tecnologias apropriadas, é possível rastrear todas as suas vendas desde o primeiro contacto digital do cliente com a sua empresa.
Este processo é chamado de modelo de atribuição e permite identificar as tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram os produtos ou serviços, contribuindo para a tomada de decisões mais fundamentadas sobre que partes da estratégia de marketing precisam de mais atenção ou que partes do circuito de vendas precisam de ser optimizadas.
Ligar os pontos entre o marketing e as vendas é muito importante, uma vez que ao melhorar o percurso do cliente através do seu circuito de compra recorrendo ao uso de tecnologias digitais, é muito provável que isso se reflita de forma positiva nos resultados financeiros da empresa.
Eis alguns exemplos:
Tráfego do site
Com recurso ao marketing digital, é possível saber o número exato de pessoas que visualizaram o website em tempo real, usando para o efeito um software de análise digital, disponível em plataformas de marketing.
Poderá ainda saber, entre outros dados de análise digital, quantas páginas foram visitadas, que dispositivos foram usados e qual a sua origem.
Esses conhecimentos irão ajudar a definir em que canais de marketing deverá gastar mais ou menos tempo, com base no número de pessoas que esses canais direcionarem para o seu website. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego for proveniente de pesquisa orgânica (Organic search) será necessário aprimorar o SEO (Search engine optimization) para aumentar essa percentagem de tráfego.
Com o marketing offline, é difícil dizer como as pessoas estão a interagir com a sua marca antes de contactar com um vendedor ou até fazer uma compra. Através do marketing digital identificam-se tendências e padrões de comportamento dos compradores ainda antes deles chegaram ao final do processo de compra, significando isso que é possível tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu website ainda no início do processo de marketing.
O marketing digital possibilita que os profissionais de marketing obtenham resultados precisos em tempo real. Quem já publicou anúncios em jornais sabe como é difícil calcular o número de pessoas que prestaram atenção ao anúncio e não existe um meio fiável que permite saber se o anúncio publicado originou alguma venda.
Porém, com o marketing digital é possível medir o ROI (Return of Investment) de qualquer detalhe onde tenha sido aplicada a sua estratégia de marketing.